Graduação Presencial

Curso de Graduação em Administração – Modalidade Presencial
Objetivos:
O estudante de Administração da UFSC é preparado para ser um profissional criativo e empreendedor, capaz de se integrar facilmente aos objetivos de uma organização e coordenar, em qualquer ramo de atividade, as mais importantes estratégias operacionais.

Do campo e da atividade profissional:
A profissão de administrador foi criada pela Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentada pelo Decreto-lei nº 61.934, de 22/12/1967. A regulamentação da Lei nº 4.769/65, no seu capítulo II, artigo 3º, estabelece as seguintes atividades profissionais para o administrador:

  1. A elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização.
  2. O desenvolvimento de pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos no campo da Administração Geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho; orçamento, administração de material e financeira; administração mercadológica; administração de produção e de relações industriais, bem como de outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos.
  3. O exercício de funções e cargos como administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal e Autárquico; de Sociedades de Economia Mista; de Empresas Estatais, Paraestatais, Privadas e de Organizações não governamentais (ONG); em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido.
  4. O exercício de funções de chefia ou direção intermediária ou superior, de assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos da Administração Pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.
  5. O magistério em matérias técnicas do campo da Administração e Organização.

Carga Horária:
Número total de Horas-aula:
Mínima do Conselho Federal de Educação 3000
Mínima a ser cursada na UFSC 3024
Optativas 0

Tempo de duração – Diurno e Noturno: Número de aulas (semanal):
Mínimo 9 Mínimo 15
Máximo 14 Máximo 30

Autorização e Reconhecimento:
Reconhecido por meio do Parecer nº 445, de 5/02/1975, do Conselho Federal de Educação e do Decreto nº 75.590, de 10/04/1975, da Presidência da República, publicado no D.O.U. de 11/04/1975. O curso de Graduação em Administração da UFSC habilita o egresso ao exercício da profissão de administrador.