NICO – NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL EM MARKETING E LOGÍSTICA (LOCALIZAÇÃO: SALA 226 – CSE)

NICONúcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística.

CAD-CSE-UFSC (Sala 226 – CSE).

Telefones: (48) 3721-6695 ou (48) 3721-9374  r. 225

E-mail: rrudimar@hotmail.com

Horário: 08 h. às 12 h. – 14 h. às 18 h.

A Criação

O NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística) foi criado e aprovado em reunião departamental do CAD/CSE-UFSC, no ano de 2007.  Ele está ancorado ao referido departamento, visando a realização de pesquisas e extensão dentro destas áreas de conhecimento.

O NICO já está registrado como Grupo de Pesquisa na UFSC/CNPq.
Objetivo

Estudar as variáveis e tipologias inerentes à área de marketing das organizações públicas e privadas, focando-se nas estratégias de marketing, logística mercadológica, marketing de relacionamento e comportamento do consumidor.

Finalidades
Desenvolver estudos que abordem preceitos de marketing e logística dentro do enfoque da Inteligência e Competitividade em Organizações públicas e privadas, principalmente em temas emergentes como: Marketing Educacional e Universitário, Marketing Esportivo, Marketing Social e de Eventos. Os estudos são centrados nas Estratégias Mercadológicas e Planos de Marketing adotados, na Logística de Mercado; Comportamento do Consumidor; Valor e Relevância de Marcas; e, Sistema de Informação em Marketing como diferencias competitivos das organizações.

Docentes

Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha – Líder (CAD-UFSC);

Prof. Dr. Allan Augusto Platt – Líder (CAD-UFSC);

Prof. Dr. Vinícius Andrade Brei – Líder (CAD-UFSC);

Profª Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (CAD-UFSC);

Prof. Dr. Rogério da Silva Nunes (CAD-UFSC);

Prof. Dr. Mário de Souza Almeida (CAD-UFSC);

Prof. Ms. Sinésio Stefano Dubiela Ostroski (CAD-UFSC);

Prof. Dr. Luis Salomão Ribas Gomez (Comunicação Social – UFSC);

Prof. Dr. Andreas Dittmar Weise (PPGEP-UFSM);

Prof. Ms. César Leandro de Christo Hundertmarck (Dep. Adm. UFAM).

Discentes:

Tiago Mertins Ribeiro – Bolsista PIBIC (CAD/CSE-UFSC); Amanda Luiza Becker; Luiza Sell de Souto Goulart; Thiago Rafael Ferreira Marques; Vanessa Livramento Ramos; Luiza Henkin; Danielle Pulga.

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PROJETOS DE PESQUISAS EM ANDAMENTO

Projeto de Pesquisa 01

A UTILIZAÇÃO DO MOODLE COMO AMBIENTE DE APOIO EDUCACIONAL E DE MARKETING DE RELACIONAMENTO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSC

Resumo

Com os constantes desafios tecnológicos de informática na educação, mais urgentes tem sido a necessidade do ser humano de desenvolver sua capacidade de adaptação no processo de aprendizagem. Diante disto, as universidades estão sendo levadas a rever seus modelos de gestão, renovar conceitos, práticas e agregar novas técnicas à Teoria das Organizações. Uma dessas tecnologias inovadoras que vem remodelando as técnicas de aprendizagem é o ambiente Moodle. O ambiente Moodle é uma ferramenta de apoio ao processo didático e de aprendizagem que merece atenção especial dos profissionais da educação. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre que permite praticidade e interatividade no processo de aprendizagem e de marketing de relacionamento entre seus atores. O criador deste programa computacional foi o educador e cientista Australiano Marting Dougiamas, em 2001. Desde então, várias universidades vem adotando essa ferramenta para a interação on-line de educandos e educadores. Alicerçada na idéia construtivista a referida ferramenta possibilita a inserção do educando full time com o educador. Além disso, o referido ambiente virtual serve de parâmetro para uma nova forma de relacionamento entre os seus atores, isto é, educadores e educandos, qual seja a do marketing de relacionamento. Objetiva-se desta formar identificar as ferramentas de marketing de relacionamento e grau de interação e aprendizagem dos educadores/educandos dos cursos de administração presencial e a distância da UFSC, através da utilização do ambiente virtual Moodle. O método de investigação é o estudo de caso, haja vista que será analisado o curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, em suas modalidades: presencial e a distancia. O foco será identificar a satisfação dos usuários do ambiente Moodle em relação à aprendizagem e ao marketing de relacionamento dos atores envolvidos. Analisar-se-ão as seguintes ferramentas eletrônicas: E-mail, Chat, Newslleter, Site da web, fórum de discussão on-line e os grupos de discussão por e-mail. A técnica será da pesquisa descritiva e a população os docentes e discentes dos cursos de administração da UFSC, pela modalidade presencial e modalidade à distância, através de uma amostra probabilística. Os tipos de dados coletados serão de fontes primárias e de fontes secundárias. Os dados primários obtidos através de um questionário estruturado tipo Escala Likert e os dados secundários coletados nas coordenadorias das referidas modalidades de aprendizagem do Curso de Administração da UFSC. Espera-se que estes resultados possam ser publicados em artigos de revistas especializadas nacional e internacional, bem como subsidiar ações futuras dos coordenadores destes cursos.

Palavras-Chave: Marketing de relacionamento: Curso Presencial e à Distância de Administração. Ambiente Moodle.

Docentes: Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt.

Discentes: Tiago Mertins Ribeiro – Bolsista PIBIC (CAD/CSE-UFSC).

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Projeto de Pesquisa 02 (Bolsa PIBIC)

AS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DA UFSC NA ÓTICA DE SEUS ATORES INTERNOS: Biblioteca Central, Restaurante Universitário e Ambientes Cultural-Esportivos.

Resumo

O surgimento de novas tecnologias de comunicação e as exigências constantes do mercado fez emergir uma nova forma de gestão de marketing organizacional, definida como: Marketing de Relacionamento (MR). O MR conjuga a idéia de união e comprometimento dos atores envolvidos na aquisição de bens e serviços. Ele é tratado como a forma ideal para se atingir níveis satisfatórios de competitividade. Na ótica das organizações universitárias, o MR tem se caracterizado como incipiente, precisando ser estudado e aplicado de modo mais intenso. Haja vista, que a demanda por serviços educacionais tem crescido no cenário internacional e brasileiro, especialmente, nas últimas duas décadas. O eixo do marketing de relacionamento é a atração e manutenção de clientes no ambiente organizacional de forma espontânea, onde o “marketing de relacionamento é o processo contínuo de identificação e criação de novos valores com clientes individuais e o compartilhamento de seus benefícios durante uma vida toda de parceria” (GORDON, 2000, p. 31). Assim objetiva-se identificar e analisar as ações estratégicas de MR implantadas pela UFSC, no Campus Universitário Trindade, para seus atores internos na biblioteca central, restaurante universitário e espaços cultural-desportivos. O método de investigação é o estudo de caso, pois serão averiguadas as ações estratégicas de MR, nas unidades supramencionadas, da UFSC. A pesquisa é classificada como não-experimental, pois possibilitará conhecer e interpretar os dados em um determinado momento. (SELLTIZ; WRIGHTSMAN; COOK, 2001; MALHOTRA, 2001). Para a coleta e tratamento dos dados se utilizará a Matriz SERVQUAL como alicerce à análise de marketing de relacionamento. Esta matriz a satisfação dos clientes como uma relação biunívoca de expectativas versus percepções em cinco dimensões da qualidade de serviços em tangibilidade, confiabilidade, compreensão, segurança e empatia (PARASURAMAN; BERRY; ZEITHAML, 1991). O estudo caracteriza-se como sendo predominantemente quantitativo, com objetivos e fins exploratórios e descritivos. No que tange aos fins do estudo será exploratório-descritivo. Exploratório, pois averiguará as informações referentes às ações estratégicas de marketing de relacionamento nas unidades da UFSC mencionadas, visando à identificação de seus resultados na ótica dos atores internos envolvidos. Vale salientar que o estudo exploratório tem como eixo explorar o tema para se obter uma visão geral de um fato ou fenômeno feito, geralmente, através de um levantamento bibliográfico (GIL, 1995). Com a realização deste estudo pretende-se alicerçar os dirigentes da UFSC com informações relevantes no que se refere às ações futuras de marketing de relacionamento com seus atores internos, bem como propiciar ajustes que se sejam necessários. Espera-se ainda que os resultados possam ser publicados em artigos de revistas especializadas nacional e internacional, visando assim contribuir com o Mestrado Profissional em Administração recentemente aprovado pelo MEC.

Palavras chave: Marketing de Relacionamento, Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Espaços Cultural-Desportivos, Campus UFSC – Trindade.

Docentes: Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt.

Discentes: Tiago Mertins Ribeiro – Bolsista PIBIC (CAD/CSE-UFSC).

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Projeto de Pesquisa 03

O MARKETING DE RELACIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA: um estudo exploratório.

Resumo: o presente estudo tem o objetivo de averiguar e descrever as ações estratégicas de marketing de relacionamento, sob a ótica das tipologias dos 10 Os apregoado por McKENNA (1992) e dos 11 Cs defendido por GORDON (1998). As instituições de ensino superior serão consideradas, apenas aquelas que possuem no mínimo 10.000 alunos regularmente matriculados e no mínimo 10 cursos de graduação. Os dados secundários predominarão no estudo e será aplicado um questionário on-line ao pró-reitor de graduação e/ou assessor de imprensa da instituição estudada. O período de análise será o ano de 2010. Pretende-se desta forma ter uma radiografia das principais ferramentas estratégicas de marketing de relacionamento, dentro do que apregoam os supramencionados estudiosos do tema.

Palavras-Chave: Marketing de Relacionamento; Ferramentas de Marketing em Instituições de Ensino Superior Catarinenses; Estratégias de Marketing.

Docentes: Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt.

Discentes: Tiago Mertins Ribeiro – Bolsista PIBIC (CAD/CSE-UFSC).

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Projeto de Pesquisa 04 (Bolsa PIBIC)

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL

Resumo:

Docentes: Prof. Dr. Vinícius Andrade Brei (CAD/UFSC – PUC/RS)

Discentes:

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Projeto de Pesquisa 05
MARKETING E PÓS-COLONIALISMO

Resumo:

Docentes: Prof. Dr. Vinícius Andrade Brei (CAD/UFSC – University of Essex – Inglaterra)

Discentes:

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Projeto de Pesquisa 06

SIGNIFICADO CULTURAL DOS BENS DE CONSUMO

Resumo:

Docente: Prof. Dr. Vinícius Andrade Brei (CAD/UFSC – University of Warwick – Inglaterra)

Discentes:

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Projeto de Pesquisa 07

FORMAÇÃO DE NOVAS CATEGORIAS DE PRODUTO

Resumo:

Docentes: Prof. Dr. Vinícius Andrade Brei (CAD/UFSC – Erasmus University – Holanda)

Discentes:

O NICO está de portas abertas para agregar novos participantes e idéias que ampliem as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de marketing e logística.

Entre em contato conosco: rrudimar@hotmail.com

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